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Elementar Qualidade
Auditoria de Adequação
A auditoria da qualidade de adequação determina a extensão na qual o sistema documentado representado pelo manual da qualidade e pelos procedimentos adequadamente atende aos requisitos da norma aplicável. Esta auditoria é também conhecida por:
- Auditoria da documentação.
- Auditoria de escritório
- Análise crítica da documentação
- Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade
No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica do manual da qualidade que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema da qualidade da organização.
Auditoria de Conformidade ou de Implementação
A auditoria da qualidade de conformidade busca estabelecer a extensão na qual o sistema documentado está entendido, implementado e percebido pela força de trabalho, ou seja, o auditor procura pela implementação das disposições e arranjos planejados.
- Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade
Auditoria Externa
A auditoria da qualidade externa é uma auditoria de segunda parte ou de terceira parte.
Auditoria Interna
As auditorias interna são quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades para determinar se eles são adequados e estão sendo atendidos, é uma auditoria de primeira parte.
Auditoria de Produto / Projeto / Processo
Esta auditoria da qualidade é uma auditoria vertical que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico.
NOTA: Não confundir esse tipo de auditoria com inspeção de produção.
Auditoria Vertical
A auditoria vertical considera a conformidade de um departamento em todos os requisitos a ele aplicável.
Auditoria Horizontal
Em oposição à vertical, a auditoria horizontal considera a conformidade em relação a um requisito selecionado. Ex.: Avalia o requisito controle de documentos ao longo de toda a Organização.
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